[SPOILER TALK] Análise da aparição dos Illuminati em Doutor Estranho 2

[SPOILER TALK] Análise da aparição dos Illuminati em Doutor Estranho 2

A Marvel lançou Doutor Estranho 2, ou Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura na Disney Plus esta semana e finalmente tivemos a oportunidade de conferir e analisar algumas questões sobre o novo longa da Marvel.

Antes de falarmos sobre o filme completo, sinto que nesta quinta-feira, devemos nos focar no ponto mais alto e também em uma das maiores decepções do filme: – Os Illuminati. Vejamos como a Marvel lida com eles e para onde foi a dignidade dos nossos heróis.

ATENÇÃO: O SPOILER TALK é recheado de SPOILERS! E pode conter humor sarcástico!

Vamos começar pelo fato de que a Marvel entregou a aparição da equipe logo nos primeiros trailers de Doutor Estranho 2, criando grandes expectativas sobre a apresentação dos Illuminati no filme e a sua importância para a história. Particularmente eu gostaria que a Marvel não estragasse as coisas em suas próprias promoções para o filme, principalmente lançando um comercial chamado “Illuminati”. Pelo menos aqui na aTaverna você é avisado quando há algum spoiler!

Sei que nem todos concordam comigo, mas eu sou o tipo de fã que gosta de assistir o filme sabendo o mínimo possível – por mais contraditório que seja eu ter um portal que fala sobre rumores e vazamentos-, então eu tento evitar assistir todos os trailers e spots promocionais das produções, porém quando um spot é chamado de algo, é difícil evitar.

Diferente do que aconteceu em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, onde a Marvel não estragou a experiência com Tobey Maguire e Andrew Garfield guardando eles até o lançamento do filme. Nós já sabíamos mas eles não entregaram mesmo assim, – louvável.

Aqui eles revelaram logo de cara nas suas promoções que Patrick Stewart estava no filme e que o ator voltaria a interpretar o nosso querido professor Charles Xavier. Revelação essa que teria um impacto muito maior se fosse guardada para o filme.

Apesar de me esquivar ao máximo dos spoilers, já fui assistir ao filme com um pé -ou dois- atrás, e ontem tive a certeza de que os Illuminati em Doutor Estranho 2 não passaram de um fã-service mal feito e deprimente. Falaremos sobre cada um dos membros dos Illuminatti e no desperdício que foi utiliza-los de forma que agregou em nada na progressão da trama.

Confira:

John Krasinksi – Sr. Fantástico

Sem sombra de dúvidas o melhor fancast da história. A ideia de John Krasinski como o Sr. Fantástico ronda a internet a muito tempo e sinceramente eu adorei ver o ator como membro do Quarteto Fantástico. Reed Richards também confirma que ele tem esposa (Sue Storm) e filhos (Valeria e Franklin), então isso pode significar que eles também podem existir no universo regular do UCM.

De volta à San Diego Comic-Con de 2019, alguns membros da Marvel mencionaram que o Quarteto Fantástico poderia ter uma origem no UCM semelhante à do Capitão América (congelados no tempo e resgatados no presente de alguma forma). Os rumores apontam que o Quarteto sempre esteve por aí mas sumiram na década de 70, possivelmente ficaram presos em alguma missão no Reino Quântico, e quando eles retornarem desta missão, será o presente UCM (muito parecido com o que aconteceu com o Homem-Formiga em Os Vingadores: Ultimato).

Explicaria muito bem o sumiço deles ao mesmo tempo que conecta a história do Quarteto Fantástico com Kang, que será o vilão do próximo filme do Homem-Formiga: Quantumania. Durante o longa do Dr. Estranho até tem uma pequena pista ou piada sobre isso, nada muito relevante.

Apesar de ser uma das melhores aparições, ver uma das figuras mais inteligentes da Marvel, o Reed Richards, ser apresentado e reduzido à um mero espaguete em segundos foi extremamente frustrante.

Os Illuminati deveriam representar as maiores mentes da Marvel e eles conseguem agir como tapados sem estratégia nenhuma de combate ou defesa do universo. Reed basicamente entrega o segredo da maior arma deles no primeiro dialogo com a vilã e é tão estúpido que cheguei a rir e falar em voz alta “não pode”.

Patrick Stewart – Professor Xavier

Novamente, como a Marvel revelou antes do filme, Patrick Stewart está de volta como Professor X, mas não o mesmo Charles Xavier dos filmes dos X-Men da Fox.

Acredito -com relutância- que este Xavier seria o do desenho animado dos X-Men dos anos 90, já que eles usaram a cadeira amarela e até mesmo a música tema da animação – o que foi um toque super legal né?

Ou poderia ter sido apenas um aceno de cabeça, uma referência, – o que eu estou mais inclinado em acreditar- pois acredito que todos esses personagens são do mesmo universo e não uma equipe feita de personagens do Multiverso. Corrija-me se eu estiver errado.

A dinâmica entre Professor X e Dr. Estranho funciona muito bem, mas o filme parece apressado e a morte do Professor Xavier foi bem chata, visualmente inspirada, mas comparada com as outras cenas não foi nada de mais. Depois de ver a entrega de Patrick Stewart como professor Xavier em “Logan” fica difícil ver ele ser reduzido à um fã-service.

Chiwetel Ejiofor – Barão Mordo

Realmente nada muito a dizer aqui. Apenas uma versão do universo alternativo do Barão Mordo, onde neste universo ele permanece amigo do Doutor Estranho.

Enquanto assistia a cena de luta entre os dois, não me saiu da cabeça a ideia de que aquele Mordo seria capaz de derrotar Stephen Strange, ou, pelo menos de ser uma batalha difícil, afinal, o Mordo é o Mago Supremo deste universo. Um Mordo que treinou a vida toda, ajudou a derrotar Thanos em Titã e teve pelo menos 5 anos a mais de experiência, treinamento e possivelmente mais poderoso que o nosso Dr. Estranho.

Não tinha me dado conta até começar a escrever aqui mas Mordo foi o único dos Illuminati que continuou vivo, pelo que sabemos. Como ele não conseguiu sair do poço?

-Quanto mais eu penso, pior fica-

Haley Atwell – Capitão Carter

A grande dúvida que se seguia era se esta Capitã Carter seria a mesma de What If…? – Aparentemente não. Mais uma vez, corrija-me se estiver errado, mas os Illuminati não são uma equipe de personagens do Multiverso, são apenas os heróis daquele universo específico, certo?

Então esta é simplesmente a versão do Capitão América do universo 838, e ela até usa a mesma fala do Capitão América do Chris Evans: “Eu poderia fazer isso o dia todo”. Legal, mas como diria Deadpool – Que roteirista preguiçoso!

Esperava ver mais da personagem em live-action mas a decepção já tinha se concretizado com as outras aparições, então aqui, apenas aceitei.

-Mas calma, o pior ainda esta por vir…

Lashana Lynch – Capitã Marvel

Eu sei que alguns fãs não ficaram nada felizes que Lashana Lynch não se tornou a Capitã Marvel no filme de mesmo nome e, claro, muitos fãs não estão felizes com Brie Larson, então novamente um pouco de fã-service aqui.

Sem enrolar: A Capitã Marvel é morta quando uma estátua gigante cai sobre ela? WHAT?

Eu estou tentando encontrar uma explicação para isso. Wanda absorveu os poderes dela e por isso ela não pode mais se defender ou lutar? Quem sabe?! Nada disso foi explicado ou fica explicito no filme. Ela apenas foi jogada em uma estátua e esmagada.

Anson Mount – Raio Negro

O retorno do Raio Negro foi uma grata surpresa, principalmente depois do desastre que foi a série dos Inumanos. Certamente não fazia ideia de que eles usariam novamente Anson Mount no papel, foi bacana ver ele no traje completo dessa vez.

Sem dúvidas foi a aparição mais impactante. O quão brutal foi?! -muito mais brutal do que a descrição “brutal” de Kevin Feige sobre Cavaleiro da Lua de certeza-.

O Raio Negro basicamente destruiu o Doutor Estranho daquele universo, e isso por si só já foi algo brutal mas quando ele explodiu sua própria cabeça… Meu queixo caiu! Talvez haja esperança para a Marvel e a Disney Plus ter mais conteúdo voltado para adultos, não nos custa sonhar!

Infelizmente, o Raio Negro me faz pensar e ficar chateado com o mal uso dos Inumanos na série da Disney Plus da Miss Marvel, onde Kamala Khan não é uma Inumana como nos quadrinhos e todos os seus poderes foram alterados. Entendo que as alterações tenham mais a ver com o filme do Quarteto Fantástico chegando e com a similaridade com o Sr. Fantástico usando seus poderes elásticos. Não deixa de ser frustrante.

Bendict Cumberbatch – Doutor Estranho

O sexto membro dos Illuminati era o Doutor Estranho daquele universo, onde os Illuminati pensavam que ele era, ou poderia se tornar, uma ameaça ainda maior que Thanos – e que a Feiticeira Escarlate. ERROU-

Detalhes dos piores problemas abaixo.

Os Illuminati em Doutor Estranho 2 são uma bagunça?

Os Illuminati que eliminaram Thanos e o Doutor Estranho daquele universo simplesmente não se importam com a Feiticeira Escarlate ou realmente existe alguma explicação para a lerdeza deles em resolverem o problema? Sinceramente, não sei se há outra resposta além de “roteiro ruim”.

Quando a Wanda invadiu seu universo e começou a eliminar as sentinelas de segurança Ultron, Mordo apenas fica sentado esperando para dar seu voto enquanto os outros membros se deslocam para “lutar” contra a Feiticeira Escarlate. Como assim? O mago supremo de um universo deveria analisar os riscos e as possibilidades de conflitos como esse, buscar soluções para o embate e proteger o universo, esse é o trabalho dele e mesmo vendo seus companheiros sendo destroçados ele apenas fica lá esperando?!

E a luta? A Feiticeira Escarlate remove a boca do Raio Negro (The Matrix) onde o homem mais inteligente do planeta, Reed Richards, disse a ela como derrotá-lo; Raio Negro, que passou a vida se contendo e aprendendo a se controlar por causa dos seus poderes, basicamente se matou tentando falar (hein?); A Feiticeira Escarlate usa magia, levanta o Sr. Fantástico e o transforma em espaguete (então basicamente ela tem o poder da joia da realidade, sem ter a joia da realidade?) enquanto a Capitã Marvel e Capitã Carter ficam lá e assistem, esperando a sua vez, então olham uma para a outra, acenam com a cabeça e depois de todos estarem destroçados partem para a luta?

Há quem diga que este momento foi: “Matem os garotos primeiro para que possamos ter uma briga de garotas.” Até que a Capitã Carter diz que ela pode fazer isso o dia todo e depois é cortada ao meio pelo seu próprio escudo.

A cereja do bolo é quando uma estátua cai e mata a Capitã Marvel, personagem que possui superpoderes cósmicos! Quem escreveu esse roteiro?

Conclusão sobre os Illuminati em Doutor Estranho 2:

As cenas dos Illuminati parecem super forçadas e cheias de pose, acaba sendo em sua maioria, desnecessárias e sem agregar muito para o desenrolar da história. Um grande potencial perdido, e não estou falando apenas que a apresentação dos personagens poderia ter sido melhor, o problema é que os Illuminati poderiam ter um filme próprio mas eles foram reduzidos à isso! Doutor Estranho no Multiverso da Loucura queima personagens importantes tentando dizer que eles são extremamente poderosos mas mostra eles agindo como tontos.

Pretendo, em breve, escrever uma opinião completa sobre Doutor Estranho 2, mas em resumo, o filme não entrega muito, é uma das produções mais fracas da Marvel em termos de roteiro. O plano original era ter WandaVision, Loki e Homem-Aranha, todos conectados diretamente ao Doutor Estranho 2, mas isso não aconteceu porque, aparentemente, não há muitas pessoas assistindo as séries da Disney Plus. Uma pena! Queria muito gostar desse filme.


Ajude aTaverna, Comparilhe!

Via: CosmicBookNews

Descubra mais sobre aTaverna

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading